Antes de você aprender a fazer uma folha de pagamento é importante que você saiba o que é de fato uma folha de pagamento.
O que é uma folha de pagamento?
Uma folha de pagamento é um documento que faz uma declaração listando o salário e benefícios que um empregador paga ao seu empregado.
A folha de pagamento pode também inclui outros detalhes essenciais, como o número de horas trabalhadas, quantos dias de férias foram tirados e pode mostrar qualquer outro pagamento único. Além disso, a folha de pagamento pode também ser usada para calcular as contribuições para contas de aposentadoria, contas de pensão e programas de saúde do funcionário. Uma folha de pagamento é gerada e processada com a ajuda de aplicativos de software especializados.
Agora que você já sabe o que uma folha de pagamento, vamos ao ponto que interessa que é como fazer uma folha de pagamento para uma pequena empresa.
Guia básico de como fazer a folha de pagamento para uma pequena empresa
A folha de pagamento é uma parte importante da gestão de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. É preciso garantir que os empregados estejam com o pagamento em dia, pagos corretamente, simultaneamente, é preciso gerenciar os custos com eficiência.
Se você é proprietário de uma pequena empresa, é importante que você entenda e saiba como criar uma folha de pagamento eficaz para garantir que os seus colaboradores sejam pagos corretamente. Para isso é importante seguir o seguinte passo a passo.
Defina o seu plano de pagamento
O primeiro passo para criar uma folha de pagamento para uma empresa pequena é definir o seu plano de pagamento. Você precisa decidir qual valor pagará a cada funcionário e quanto tempo você vai levar para fazer os pagamentos dos salários. Se você quiser pagar salários semanalmente, mensais ou mesmo diariamente, você precisa decidir e estabelecer isso como parte do seu plano de pagamento.
Crie sua política de pagamento
Depois que você já decidiu o seu plano de pagamento, agora é preciso criar a sua política de pagamento. Essa política de pagamento deve especificar as regras que os seus empregados precisam seguir para que o pagamento seja feito corretamente. Por exemplo, você pode definir uma regra de que os empregados devem entregar as horas trabalhadas antes do prazo para poderem ser pagos a tempo.
Aprender a fazer a folha de pagamento para uma pequena empresa pode ser um pouco complexo, mas vamos detalhá-lo para você. Continue lendo para começar criar sua folha de pagamento.
O básico de como fazer a folha de pagamento para uma pequena empresa
Para criar uma folha de pagamento você precisa, deve consultar as leis em seu estado ou país para ver todos os requisitos fiscais e trabalhistas que precisará cumprir.
Se seus empregados estiverem trabalhando em um país diferente, isso pode ser um pouco mais complicado, pois os impostos geralmente diferem de país para país.
Deduções e Impostos
Com base no salário ou na taxa horária de um empregado, você pode obter um valor de pagamento básico. O que você acaba pagando a esse empregado será um pouco menor, já que você terá que aplicar todas as deduções e impostos apropriados.
Portanto, você precisará subtrair as deduções antes dos impostos da folha de pagamento de sua empresa. Exemplos desses tipos de deduções incluem pagamentos de seguros e contribuições para planos de aposentadoria.
Então é hora de trabalhar com os impostos! Os tipos de impostos mais comuns aqui no Brasil são: o INSS (Previdência Social), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Os impostos costumam ser a parte mais complicada e costumam dificultar a folha de pagamento para aqueles que não têm muito tempo disponível e pouco conseguem entender do processo.
Contribuições Sindicais
A contribuição sindical é prevista na CLT e é opcional ao colaborador. Se o empregado decidir pela contribuição, ela deverá ser paga uma vez por ano, o valor do pagamento deve corresponder a um dia de trabalho do empregado.
Portanto, mantenha tudo em ordem e certifique-se de calcular a contribuição sindical após retirar o valor do imposto. Caso contrário, você pode estar deduzindo muito.
Pagar empregados
Após ter o valor finalizado para pagar seus empregados, você está pronto (a) para o dia do pagamento! Você pode pagar eletronicamente em vez de pôr correio ou pessoalmente.
Para total transparência, você precisa incluir um recibo com o pagamento. Isso vai permitir que seus empregados saibam exatamente quanto você deduziu em cada etapa.
Ao saber como fazer a folha de pagamento de uma pequena empresa, você estará no rumo certo para ter uma equipe próspera. Se seus empregados perceberem que você sabe o que está fazendo, isso poderá aumentar a confiança em todo o ambiente de trabalho. Se esse processo for muito complicado ao seu ver, você sempre pode contratar um profissional de contabilidade para cuidar da folha de pagamento de sua empresa.
Gostou dessas dicas, compartilhe para mais pessoas. É preciso que donos de pequenas empresas tenham compreensão do procedimento de uma folha de pagamento que funciona sem problemas.